SEJAM BEM-VINDAS!

Tudo tem um início. A vida inicia quando somos concebidos. As idéias nascem de nossos pensamentos acerca das coisas, da vida, das pessoas...As amizades iniciam na vida real ou na virtual. Mas ambas são amizade. E amizade se consolida através da verdade. Há dois anos, em cinco de maio de 2008, duas amigas se uniram para colocar em prática uma idéia : criar uma comunidade no Orkut, destinada às mulheres , apenas às mulheres...E a comunidade cresceu. Hoje, somos mais de 800 mulheres brasileiras, estrangeiras, compartilhando de uma amizade linda, feminina ao extremo. A comunidade MULHERES VERDADEIRAS completa seu segundo aniversário com muita felicidade e história prá contar.Ao longo desses dois anos, amigas vieram somar na moderação , participação em tópicos vários e compartilhar emoções e carinho. Somos mais que mulheres, somos amigas. E por frutificar essa amizade, consolidada pelo cuidado que o jardineiro tem com as rosas, Deus nos abençoou com esse BLOG.Já estava mais do que na hora. O BLOG MULHERES VERDADEIRAS é a realização de um sonho, a concretização do trabalho desenvolvido na comunidade orkutiana que o originou. E as amigas, Stella e Lisa, hoje felizes, compartilham com as mulheres verdadeiras que as acompanharam durante esses anos, a alegria de termos um BLOG para divulgação desse universo tão lindo que é o feminino.Obrigada , Deus! Obrigada, amigas do coração!Continuem conosco compartilhando momentos lindos.Sejam todas bem-vindas a esse blog , extensão da comunidade.Sejam bem-vindas, MULHERES VERDADEIRAS!

" MULHERES SÃO ...

... tecelãs. Tecem sonhos com fios de lágrimas... Tecem vidas em suas barrigas com esperanças e alegrias infantis. Mulheres são feiticeiras. Inventam magias e encantamentos.E atraem e cativam com um simples olhar. Mulheres são meninas. Acreditam em príncipes e finais felizes.Mulheres são guerreiras. Enfrentam a luta com galhardia. E não esmorecem mesmo quando cansadas. Mulheres são sábias. Trazem em si toda a sabedoria do mundo, ao repartir, entre os filhos, o pão, o carinho,e o próprio tempo. Mulheres são especiais. Mulheres são seres próximos de Deus.Mulheres são anjos. Mulheres são mães. A mais perfeita tradução do mistério da eternidade da alma. "

(Rita Licks)





domingo, 3 de outubro de 2010

ENTREVISTA DE OUTUBRO - VÂNIA : UMA BRASILEIRA EM MOÇAMBIQUE

Todos os meses , o blog MULHERES VERDADEIRAS entrevista uma das mulheres membro de nossa comunidade no Orkut. Mês de setembro, tivemos a primeira entrevista com a poetisa e apresentadora paulista Mell Glitter. Este mês, OUTUBRO, temos uma convidada especial . Uma mulher brilhante, uma brasileira que está morando em Moçambique, na África. Ela está em nossa comunidade desde a criação e já é amiga virtual há muitos anos. Falamos de VÂNIA KRAETZER , a nossa amiga querida GALEGA.
Vamos deixar que a própria Vânia nos mostre um pouco mais dela e de sua vida atual em outro país, tão distante do Brasil. Algumas fotos lindas de VÂNIA junto às crianças e também da árvore Baobá Rei. Lindas imagens de uma vida brasileira em Moçambique.


APRESENTAÇÃO
Meu nome é Vânia Elisa, mais conhecida entres os familiares e amigos por Galega (apelido que meu marido colocou e acabou virando meu segundo nome), nasci em Blumenau (SC). Sou casada há 24 anos com o Paulo e tenho dois filhos, Tiago e Paula. Costumo dizer que sou do Brasil, pois tenho passado a maior parte da minha vida andando por todos os cantos desse lindo país.



VÂNIA - UMA BRASILEIRA EM MOÇAMBIQUE

Viver em outro país está sendo uma experiência das mais ricas e incríveis, as vezes é claro não é fácil lidar com tantas diferenças culturais, mas cada momento tem valido a pena e a adaptação é necessária em vários níveis: social, cultural, religioso e pisicológico.

Morar em Moçambique é lidar com todo um complexo de efervecência cultural, onde se mesclam vários povos. Em uma mesma atividade você vai encontrar alguém falando em mandarim, persa, inglês, espanhol, italiano, alemão ou em algum dialeto local... Mulheres vestidas com suas capulanas, indianas com os seus saris e muçulmanas com as suas burcas...Você não pode mudar quem você é, mas precisa de alguma maneira adaptar-se ao costume local, afinal estou morando no país deles e não cabe a mim chocar ninguém. É preciso entender a linguagem, os gestos e mesmo sendo um país que fala o português é necessário cuidado com as palavras. Sou uma brasileira que morando aqui aprendeu a dar mais valor ao meu país. Moramos em um país incrível, mas muitos brasileiros não sabem disso. Uma brasileira com saudades do filho que ficou no Brasil, porque chega uma hora que o filho quer alçar voo próprio e é difícil aceitar que ele cresceu, mas por outro lado tenho uma filha aqui que está vivendo experiências fantásticas e isso é algo que ela irá levar para sempre. Sou uma brasileira com saudades da família, dos amigos, do sol, da chuva, do frio e do calor... é verdade até as coisas que parecem tão simples - como um por do sol - sentimos saudades, mas me sinto uma pessoa abençoada por estar aqui, nunca poderia imaginar que uma dia estaria morando na África e já que estou aqui, estou aproveitando cada minuto e cada experiência por menor que seja. Quero viver bem cada momento para não ter nenhum arrependimento depois. Sou uma brasileira aprendendo a cada dia e sei que ainda tenho ainda muito mais para aprender. Aqui sei o quanto realmente vale um pedaço de pão e que a morte adora flertar, posso até dizer que passeia de mãos dadas com o povo o tempo todo...vive-se em conflito, vê-se muitas coisas tristes e de alguma forma precisa se tornar forte para continuar de pé. Sou uma brasileira que descobriu um povo solidário, paciente, pronto para o diálogo, humilde e criativo. Com certeza minha bagagem sairá daqui muito mais cheia do que quando cheguei: cheia de aventuras, alegrias, tristezas e encantamento.

VÂNIA POR VÂNIA

Uma mulher que curtiu muito a sua infância e tem saudades desses momentos até hoje. Casei aos 17 anos e já fui morar em outra cidade, outro estado. Meu primeiro filho nasceu quando eu estava com 19 anos e logo depois veio a Paula. Entre casar e o nascimento da Paula já havia passado por 4 cidades. Em Santos morei só 5 mêses e até hoje vivo a expectativa de estar sempre esperando qual será a próxima cidade que irei morar. No começo foi difícil, sentia muita falta da minha família - somos em 7 irmãos - e de repente caso cedo e vou embora. Precisava me adaptar a essa nova vida, mas depois de algum tempo descobri os meus pequenos prazeres e que hoje são fundamentais: ter o meu próprio tempo, ficar um pouco só e nesses momentos ouvir a minha música preferida, ler aquele livro que não sai da lista dos mais lidos da semana, assistir aquele filme pela 15ª vez - ou aquele que acabou de ser lançado - pintar, apreciar a chuva, receber um recado ou telefonema de alguma amiga, parente ou simplesmente pegar o carro e fazer um passeio contornando o mar.

Gosto de pessoas sinceras, que saibam demonstrar seus sentimentos, que saibam rir e chorar. Não sei lidar com pessoas preconceituosas, afinal não entendo porque alguém se acha no direito de pensar que pode ser melhor por sua condição financeira, religião ou cor. Dou valor as pessoas que sabem dar um sorriso, dizer obrigado, bom dia e por favor, acredito que cada um de nós pode tornar o nosso mundo um lugar muito melhor.


VÂNIA E SUAS CONQUISTAS

Uma das minhas grandes conquistas é a minha família. Falar dela é um prazer e uma alegria. Completo dia 04 de outubro 24 anos de casada, meu filho Tiago está com 22 anos e a Paula às portas de completar 20. A minha família é o meu maior tesouro.

Com tantas mudanças, pouco tempo em cada cidade, longe dos familiares, eu fiz a minha escolha. EScolhi pela família e foi uma escolha consciente, tranquila e sem cobranças. Cheguei a cursar pedagogia muito tempo, meu marido sempre foi meu maior incentivador, mas a cada mudança, a cada transferência a grade curricular mudava e eu voltava ao início.

É muito legal conhecer várias cidades, vários estados, mas tudo isso tem um preço. Nós estamos sempre recomeçando! Tudo é novo, sempre ficamos ansiosos, preocupados e vem as perguntas: Será que vou gostar? Será que vou me adaptar? Mas depois a ansiedade passa e tudo fica bem, por isso falo que uma das minhas conquistas é a minha família. Meu marido como piloto viajava muito, meus filhos não tinham o contato com avós, tios ou primos, sempre tinham que frequentar uma escola nova, fazer novos amigos, então eu achei que não era justo privá-los de ter a mãe por perto. Uma escolha que não me arrependo em nada, faria tudo outra vez, acho que talvez seja pela minha natureza pois sou uma pessoa muito tranquila. Tenho curiosidade e quero conhecer o mundo, mas tenho paciência para esperar e no momento certo sei que vai acontecer.

Os meus amigos também são uma conquista. Deus sempre foi muito generoso comigo: em cada cidade que chegava sempre encontrei uma grande amizade. Vejo isso como um presente de Deus, hoje sou uma pessoa mais abençoada ainda! Tenho amigas que são irmãs, irmãs de alma mesmo, sinto falta delas e só Deus sabe o quanto gostaria de tê-las por perto. Fiquei longe dos meus familiares, mas se não tivesse saído da minha cidade, jamais teria conhecido as pessoas maravilhosas que eu conheci. Morei em cidades que vão ficar pra sempre no meu coração e é uma pena que não posso juntar todas elas em uma só, pois cada cidade por onde eu passei me marcou de alguma forma e sou grata por tudo e a todos que de alguma maneira cruzaram o meu caminho. Ano que vem será minha 16ª mudança, mas já estou aqui me perguntando: Para onde será? Também descobri novas amizades no mundo virtual, tenho as minhas amigas virtuais e é incrível como me identifico com muitas, parece que já as conheço tem muito tempo.

Sou uma mulher abençoada, com uma família maravilhosa, amigos especiais, conheci lugares incríveis, tenho saúde, amo esse presente maravilhoso que Deus nos deu que é a vida, só posso agradecer a Ele todos os dias. Dificuldades? Sim, todos nós passamos por dificuldades, mas o importante é saber lidar com elas. Se tudo fosse fácil demais não teria graça.

PING-PONG COM VÂNIA:

Religião – uma busca do homem para ligar-se com o Divino
Família – minha maior conquista
Deus – sempre presente na minha vida
Verdade – base para um relacionamento concreto
Brasil – saudade
Amor – e tem como explicar?
Qualidade – lealdade
Defeito – chorona
Estilo – clássico
Conselho – Respeite sempre quem você é, não vá atrás de opinão alheia

MENSAGEM PARA AS MULHERES VERDADEIRAS:

Gosto muito dessa poesia de Paulo Geraldo, ela reflete bem meu estado de espírito.

"Sei que o remédio para a saudade não é… a ausência de saudade. Tive saudade de todos os lugares onde trabalhei ou vivi. Parti com dor para chegar a outras terras que depois também não iria querer deixar e que não teria conhecido se não tivesse partido do lugar anterior. Conheci pessoas, que foram importantes para mim, por ter sido arrancado à companhia de outras pessoas também importantes para mim". (Paulo Geraldo)

SITES E LINKS ONDE VÂNIA PODE SER CONTATADA:

Orkut - http://www.orkut.com/Main#Profile?uid=16377635496859511580

Facebook - http://www.facebook.com/profile.php?id=1074836609

Twitter - @vaniak_


VÂNIA, QUERIDA, AMIGA TÃO ESPECIAL. OBRIGADA PELA ENTREVISTA, PELAS IMAGENS TÃO LINDAS E TAMBÉM POR SER UMA AMIGA VERDADEIRA, PARTICIPANTE NA COMUNIDADE E NO BLOG.


DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA NESSA JORNADA EM TERRAS DISTANTES ...

BEIJOS NA ALMA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Queridas amigas avassaladoras...
Gostamos da proposta geral do Blog, e estamos seguindo.
Vamos linkar seu blog em nosso blog Roll.
Sucesso para nós!